O início da colheita dos grãos de café no Brasil varia de acordo com a região, mas normalmente inicia-se no mês de maio e termina em setembro, em algumas regiões pode-se estender até outubro/novembro, isso devido as variações climáticas.

Como todo processo de produção a colheita é muito importante e onerosa, uma vez que requer muita mão-de-obra. Deve ser realizada com muita atenção, pois essa etapa influencia no resultado final esperado, que é um café com boa qualidade de bebida.

Para se ter uma boa colheita é essencial um planejamento de todo o processo, com início na limpeza da lavoura (arruação), consequentemente, para determinar quantidade de mão-de-obra necessário e por quanto tempo, os implementos que serão utilizados e se estão com a manutenção em dia, verificar as condições das instalações (terreiros, tulhas, armazéns, secadores, etc.) caso seja necessário realizar algum reparo, além de analisar cada talhão para programar o momento da colheita, isso deve ser feito analisando o grau de porcentagem de grãos maduros (na fase cereja) e, não mais que 20% de grãos verdes.

Fonte: cafepoint.com.br
Fonte: cafepoint.com.br

Devido a topografia em nossa região a maioria das propriedades optam por uma colheita semimecanizada com pano (utilizando derriçadoras) ou até mesmo manual em áreas muito íngremes. Após a derriça ainda no campo, o café passa pelo seu primeiro processo de pré-limpeza, onde são retirados o excesso de folha, galhos e gravetos. Em seguida, o café é guardado em sacos ou bag’s em local sombreado (não mais que 4 horas) até a retirada da lavoura. Após a medição o café é transportado para o terreiro e/ou secador para assim dar início ao processo de beneficiamento do pós-colheita.

Neste período o produtor deve redobrar sua atenção a todo o processo da colheita para evitar possíveis perdas e prejuízos. E assim, colher os bons frutos de uma lavoura na qual recebeu todos os tratamentos adequados, garantido um produto final de qualidade e com uma alta produtividade.

Consultora Agronômica – Valmira Hoste Dutra