Os nutrientes tem diversas funções nas vidas das plantas, são componentes estruturais que atuam nas moléculas de enzimas e coenzimas, e são ativadores enzimáticos.

Para completar seu ciclo as plantas necessitam de: carbono, hidrogênio, oxigênio e mais 14 elementos essenciais, sendo eles, divididos em micronutrientes e macronutrientes. A falta ou excesso de um nutriente pode acarretar diversos prejuízos, pois a planta produz através do elemento que está em falta, assim devemos manter os elementos equilibrados, pois o excesso de um elemento inibi a absorção de outro, plantas bem nutridas estão melhor protegidas de pragas e doenças, diminuindo assim, prejuízos ocasionados por tal.

Nesse trabalho foi coletado duas plantas em um talhão, foram separados os grãos cereja, Verde-cana, verde e seco. Após a separação foi feito a contagem dos grãos, no qual observamos: 26%grãos cerejas, 33%grãos Verde-cana, 14%grãos verdes e 27% grãos secos. Logo após, fizemos a pesagem e obtivemos os seguintes resultados:

Foi feito a contagem total de grãos e pesagem totalizando em 912 grãos com 991g gramas totais onde teve : 

Grãos Cerejas= 237 grãos, 343 gramas.

Grãos Verde-cana= 294 grãos, 339 gramas.

Grãos Verde= 131 grãos, 138 gramas.

Grãos Seco =250 grãos, 171 gramas.

Foi feito também a pesagem de 20 grãos.

Cereja =29 gramas.

Verde-cana =23 gramas.

Verde =21 gramas.

Seco= 14 gramas.

Conclusão

Devido a nutrição desequilibrada foi ocasionado várias doenças, onde foi observado a seca de ramos com frutos, ocorrendo assim, uma perda de 5 sacas por há, perda na qualidade de bebida e um prejuízo grande para o próximo ano safra, devido a perda de hastes e de área fotossintética “folhas”.

PATTRYCK YAN NICOLAU VITOR DE OLIVEIRA

Engenheiro Agrônomo 

Pós Graduando em Fertilidade de Solos e Nutrição de Plantas.